Novo Núcleo de Teatro Novo Núcleo de Teatro História Informações Facebook NNT

Mecânica das Paixões




NOVA PRODUÇÃO NNT 2012









SINOPSE

Reescrita da comédia Leôncio e Lena, de Georg Büchner (1813-1837), tendo como centro a dimensão maquínica do amor.

O príncipe Leôncio do reino de Popó foge para não celebrar o casamento que lhe fora arranjado pelo pai com a princesa Lena do reino de Pipi. Apesar disso, como é próprio do género, tudo termina bem e em festa; ou pelo menos assim parece.

Qual a verdade em dizer que há química entre duas pessoas?
Como regular a economia energética dos afectos?
Serão os nossos relacionamentos um teatro de marionetas cujos fios se descem pelo diencéfalo, o hipotálamo e o sistema límbico?

Perguntas para um retorno na diferença, outros estudantes de ciências arriscando-se no teatro, talvez uma fábula agridoce para jovens adultos.

Por Alexandre Calado.







FICHA TÉCNICA

Autor : Georg Büchner, Alexandre Calado, NNT, criação colectiva.
Dramaturgia, Encenação, Luzes e Desenho Cénico: Alexandre Calado.
Intérpretes: Daniel Gralheira, Daniel Mendes, Daniel Santos, David Guerreiro, Elói Barros, Helena Barroso, Hugo Pereira, Joana Mendes, Joaquim Horta, Sara Gil.
Música: Hugo Pereira, Joaquim Horta, NuSi.
Vídeo: Joaquim Horta, NuSi.
Figurinos: Joana Mendes, Helena Barroso, NNT.
Fotografia: Carolina Thadeu, Alexandre Sousa.
Grafismo e Imagem: João Frias, Elói Barros, NNT.
Produção: Sara Gil, Mariana Queiroz, Mauro Soares, NNT.





PROJETO

O novo espetáculo do NNT consiste na produção e realização da peça Mecânica das Paixões, a partir da reescrita da comédia Leôncio e Lena, de Georg Büchner, com encenação de Alexandre Calado.

Nesta comédia o amor surge como força motriz da ação mas também como arena de reflexão sobre temáticas como o poder político, os limites do conhecimento e a relação entre ciência e sociedade. Apesar da sua riqueza, a peça será encarada como um material de trabalho e como estímulo para o desenvolvimento de cenas e textos teatrais tendo como centro de gravidade o modo como as ciências contemporâneas nos ajudam a compreender os fenómenos afectivos e o amor, em particular. A partir deste centro, seguir-se-á uma metodologia de associação e desvio que permitirá integrar narrativas pessoais e encontradas, um diálogo com os espaços da universidade, assim como uma exploração da dimensão incarnada dos conhecimentos que todos carregamos sobre o amor. À semelhança de Büchner, os membros do NNT levam uma vida que cruza as fronteiras entre disciplinas científicas, filosofia e arte. O projeto de criação valoriza esta dimensão transdisciplinar e visa empreender uma reflexão artística crítica e participada sobre os afectos na nossa sociedade.






INFORMAÇÕES

Novas Datas: 9 de Maio de 2012 - Teatro da Politécnica - FATAL.

Informações e reservas (opcional): nntaefct@gmail.com

Local: O espetáculo decorre, salvo exceções, no Grande Auditório (Ed. V) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em Almada.

Contribuição: 3, 5 ou 6 NNT's, à escolha.






APOIOS







PARCEIROS E AGRADECIMENTOS

Direção NNT
Antigos Membros NNT
Novos Membros NNT
NuSI
Associação Cultural Artes e Engenhos
Engº. Jorge Magalhães e Sr. Fernando Faustino
RádioFCT
Todos os que contribuíram para a concretização deste projeto.

Sem comentários: